Por Dra. Carolina Marcondes Sasso - Médica especialista em tratamento de Obesidade e Gastroenterologia - CRM 205.382 SP.
VOCÊ FOI PROGRAMADO PARA SER OBESO!
Por Dra. Carolina Marcondes Sasso
Médica especialista em tratamento de Obesidade e Gastroenterologia
CRM 205.382 SP
Contato: 55 14 99654-4545
O homem paleolítico "o homem das cavernas" sofria naquela época com a escassez de alimentos.
Esse homem conseguia se alimentar através da caça, ele caçava através de atividade física, comia e tinha pouco alimento. Alguns morriam de inanição, outros não, pois naquela época, existia pequena quantidade de alimentos disponíveis.
Então o individuo que mais se beneficiava daquela situação de escassez de alimento, era o individuo que conseguia acumular mais gordura (naquela época não tinha geladeira, o alimento que era caçado logo se estragava e não conseguia mais alimentar).
Então o individuo que comia e armazenava gordura após alimentação era um individuo que em período de escassez de alimentos, tinha a gordura como estoque de energia. Logo o melhor era aqueles indivíduos que tinham excesso de gordura devido a maior resistência insulínica levando uma insulina muito alta, isto porque quando a insulina está muito alta ela estimula uma enzima lipase lipoproteica que é responsável pela formação do triacilglicerol. Para a formação do triacilglicerol, que é o estoque de gordura, esta enzima se utiliza de 03 ácidos graxos e um glicerol (que vem do carboidrato).
Assim, o indivíduo que tinha uma resposta maior da insulina era chamado de “acumulador de gordura”. Os acumuladores de gordura aumentavam bem mais a insulina, engordavam mais e conseguiam passar pelo período de escassez de alimentos.
Desta forma, pela seleção natural, os indivíduos mais adaptados, ou seja, os "acumuladores de gordura" eram aqueles que no meio da escassez alimentar conseguiam sobreviver mais e deixar mais descendentes, sendo certo que esses descendentes também são acumuladores de gordura por uma questão genética.
Então geneticamente somos adaptados a acumular gordura!
E nos dias atuais, como são os homens?
Continuam sendo acumuladores de gordura.
Contudo, hoje em dia o homem não caça para comer, o alimento é abundante e, na maioria das vezes, de péssima qualidade, principalmente aqueles mais nos agrada, ricos em carboidratos de alto índice glicêmico.
Em outras palavras, o que o que antes foi a salvação da nossa espécie, o acumulo de gordura, hoje é a nossa destruição.