Bem-vindo -
02/02/2021

Jornalista de Assis publica capítulo sobre literatura e cinema em obra sobre Educação

Com o intuito de incentivar o uso de obras literárias que foram adaptadas ao cinema em sala de aula, a jornalista Nayana Camoleze publicou o capítulo intitulado "Do livro à telona: a literatura aliada ao cinema como nova prática de ensino através da Educomunicação", na obra Educação e Mundo Comum, organizada pela editora Metrics.

Formada em Letras pela UNESP, em Jornalismo pela FEMA e pós-graduanda em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação, a autora conta que já trabalha com projetos voltados à Educomunicação em sala de aula e que a proposta deste artigo é debater o acesso de crianças, adolescentes e jovens às linguagens literárias e de produção audiovisual.

Segundo ela, além de estimular o hábito da leitura e um possível desenvolvimento à produção literária, a junção audiovisual e literatura pode significar ainda a possibilidade de gerar novas leituras, tanto no campo audiovisual, quanto no literário, ou seja, fazer uso dessas linguagens como agentes de preparação do público jovem à leitura crítica.

divulgação - Nayana é formada em Letras pela UNESP, Jornalismo pela FEMA e atua em projetos voltados à Educomunicação
Nayana é formada em Letras pela UNESP, Jornalismo pela FEMA e atua em projetos voltados à Educomunicação


Ela explica que seu capítulo trata sobre a prática da Educomunicação, utilizando a comunicação como mediadora de conhecimentos, pois o emprego desses dois universos - literário e cinematográfico - em sala de aula pode fomentar ainda a produção dessas linguagens na escola, servindo também de multiplicadora de informação, por meio da literatura adaptada à linguagem cinematográfica.

"Na área da Educação, a produção audiovisual, baseada em obra literária, analisada em sala de aula, pode contribuir com o ensino, através da Educomunicação, servindo como instrumento fortalecedor, auxiliando professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, atuando ainda como forma de socialização e inclusão. Essa integração entre comunicação e educação visa, sobretudo, gerar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, enquanto fonte de educação, cultura e lazer. É a literatura aliada ao cinema, como nova prática de ensino, através da Educomunicação", detalha.


Fonte: AssisCity
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09